Lírios da PazMaria sem vergonha
Vaso grande com " Pata de Elefante " e, ao lado, um vaso pequeno com " buxinho podado ".Forração de seixo marrom ao redor dos vasos..... ....do outro lado da sacada, um vaso pequeno com " Dracena tricolor " ao centro, ao lado,
uma bacia com grama e uma bacia vazia ( futuramente com areia ) para o gato. Ao redor dos vasos, também forração de seixo marrom...... .......e aqui, uma visão geral da sacada. Essas rodinhas são chamadas de " pisadas" e estão forradas com " granilha palha ", fazendo um contraste com o seixo marrom!
Canteiro com clorofitos e emigrafis.Algumas combinações de seixo marrom com granilha branca.... Aundinas, moréias e buxinhos.
Esses Dormentes são, na verdade, aquelas madeiras que ficam debaixo dos trilhos dos "Trens". Eles podem ser cortados em pedaços de vários tamanhos dependendo do espaço que você tiver. No caso deste jardim,esses dormentes foram utilizados para fazer um caminho no meio da grama, mas também são muito usados para fazer escadas na grama por ser mais fácil de fazer do que uma escada de concreto, e também por ter mais a ver com jardim. Para cortar esses dormentes é necessário o uso de uma moto-serra por uma pessoa qualificada para o manuseio da mesma. Portanto,se você comprou,achou ou ganhou uma peça inteira e quer cortá-la sozinho , mesmo que seja com um machado, eu não o aconselho, pois, além de demorar muito, dificilmente você conseguirá aproveitar todos os pedaços com o mesmo tamanho e acabamento. Bom, fora isso, você pode usá-los com acabamento em grama ou em pedras ( seixo ou granilha ) nos intervalos de cada peça, com ou sem plantas laterais, ai depende do gosto de cada um.
Aqui vai mais dica de como utilizar bem um espaço pequeno com um jardim simples e bonito. Nesse jardim, foram usados: 1 Buxinho topiado (podado) , 2 Buxinhos pequenos simples ,Moréias amarelas (bicolor) , seixo marrom, granilha palha e limitador de grama para separar as pedras. Esse canteiro tem aproximadamente 2,0 x 0,60 m2 de área bem aproveitado, com pouca manutenção futura já que as plantas são de crescimento lento. Basta apenas regá-lo com frequência e terá um já sempre verdinho!
Azaléias são sempre uma boa pedida para ter um jardim florido, não só na primavera, mas durante ano todo ,pois ela é muito resistente e dá flores durante boa parte do ano.Quando as flores caem, é hora de dar uma podada para ela encorpar e também dar uma forma (desenho) à planta. Geralmente as pessoas optam por uma forma quadrada, mas no caso das azaléias sempre pode-se inovar,com desenhos ousados e diferentes.Azaléias gostam de sol e, por isso, é preciso molhá-las com frequência. Se forem plantadas recente, será preciso regá-las todos os dia, pelo menos no primeiro mês, depois disso , pode-se alternar dia sim, dia não. O importante é não esquecer a rega!Até a próxima.
Aqui vai uma dica pra se fazer um jardim pra quem tem pouco espaço em casa. Em um terreno de 2 x 1,5 m
( metros quadrados) é possível construir um jardim bonito e colorido e sem dar muita manutenção futura.
No caso desse pequeno terreno que já havia um "pé" de Jabuticaba topiado (podado),foram usadas plantas baixas e de crescimento limitado , que não iram se confundir com a copa da Jabuticabeira.Também foram usadas pedras decorativas (seixo marrom e granilha branca), um vaso tombado e limitador ( mais usado para impedir que a grama invada o canteiro das plantas )para separar as pedras e definir o desenho dos canteiros.
Descrissâo das plantas: nos canteiros laterais; mudas de ixórias;
canteiro central: vaso tombado com mudas de onze horas;
em volta da Jabuticabeira; mudas de clorofito.
Obs: todos os jardins mostrados aqui foram feito por mim,espero que vocês gostem.
Pra você que se acha um bom jardineiro, tente fazer isto.......!